
Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literatura
~ Grupo de Pesquisa na área de Linguística Aplicada que reúne pesquisadores de diversas instituições (UFRJ, IFRJ, CPII etc.). Neste domínio, dispomos informações sobre os participantes, trabalhos, publicações e eventos organizados, a fim de compartilhar as atividades e investigações do grupo ~
ARTIGOS
-
AMORIM, M. A. de; SILVA, T. C. da. Letramentos em disputa: o embate entre tradição e práticas literárias de reexistência no exame nacional do ensino médio. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 3, p. 718–734, 2021.
-
AMORIM, M. A. de; BACK, R., BEATO-CANATO, A. P. M. Etno-histórias nas escolas brasileiras: um caminho de aproximação com os povos indígenas. Gragoatá, 26(56), 1018-1051, 2021.
-
AMORIM, M. A. de. Shakespeare nas favelas: adaptando Romeu e Julieta para o cinema brasileiro. Revista Indisciplina em Linguística Aplicada, v. 2, n. 1, pp. 01-18, 2021.
-
AMORIM, M. A. de; NASCIMENTO, D. V. K.; SANTOS, M. S. dos. A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica. Revista Letras Raras. Campina Grande, v. 10, n. 1, p. 53-79, jan. 2021.
-
AMORIM, M. A. de; SILVA, M. R. L. da. O ensino de literaturas na linguística aplicada brasileira. Raído, v. 14, n. 36, p. 163 - 189, set/dez 2020.
-
AMORIM, M. A. de.; SOUTO, V. A. G. S. A ressignificação da leitura literária e do leitor-fruidor na BNCC: uma abordagem dialógica. Bakhtiniana, São Paulo, 15 (4): 98-121, out./dez. 2020.
-
LAMAS, C. H. S.; AMORIM, M. A. De. Ambientes virtuais de aprendizagem na educação presencial: uma perspectiva sócio-histórica para a ensinagem de linguagens. Revista Signo, v. 41, n. 01, pp. 142-163, 2020.
-
AMORIM, M. A. Transconstruindo Shakespeare no palco e nas telas. SCRIPTA UNIANDRADE, v. 17, p. 29-49, 2019.
-
AMORIM, M. A. Da adaptação à transconstrução: antropofagia como uma metodologia translocal. ACTA SCIENTIARUM. LANGUAGE AND CULTURE, v. 40, p. 36387-36397, 2018.
-
AMORIM, M. A. A Linguística Aplicada e os estudos brasileiros: (inter-)relações teórico-metodológicas. Rev. Bras. Linguist. Apl. [online], vol. 17, n.1, 2017, pp. 1-30.
-
AMORIM, M. A. de. Shakepeare no sertão: uma leitura brasileira de Hamlet, por Ozualdo Candeias. Cadernos do IL, Porto Alegre, p. 010-29, 2017.
-
AMORIM, M. A. de. Resenha: Linguística Aplicada na Modernidade Recente: Festschrift para Antonieta Celani. Linguasagem, v. 25, p. 1-4, 2016.
-
AMORIM, M. A. Shakespeare no subúrbio: uma leitura brasileira de Hamlet, por Mario Kuperman. SCRIPTA UNIANDRADE, v. 14, p. 86-122, 2016.
-
AMORIM, M. A. de. Hamlet no cinema: por uma historiografia crítica das principais adaptações. Revista Literatura em Debate, v. 10, p. 109-129, 2016.
-
AMORIM, M. A. de. Documentos oficiais, currículo e ensinagem de I/LE: possíveis (inter-) relações sócio-históricas. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 53, p. 357-380, 2014.
-
AMORIM, M. A. A adaptação como procedimento técnico de tradução: uma leitura descritiva do Hamlet em quadrinhos brasileiro.Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 13, p. 287-311, 2013.
-
AMORIM, M. A. Da tradução intersemiótica à teoria da adaptação intercultural: estado da arte e perspectivas futuras. Itinerários, Araraqueara, n.36, p.15-33, jan./jun., 2013 .
-
AMORIM, M. A. de. Linguística Aplicada e sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 28, p. 171-176, 2012.
-
AMORIM, M. A. de.; CARVALHO, A. M. O livro didático no ensino-aprendizagem de leitura em língua estrangeira: conceitos em foco. Pesquisas em Discurso Pedagógico, v. 2010, p. 1-17, 2010.
-
CASTRO. J. de C.; AMORIM, M. A. de. Questões de gênero na formação de professores em nível médio técnico. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 21, e13166, 2021.
-
CAVALCANTE, T. As viagens de um Gulever: o ensino de literatura como (re)existência na contemporaneidade. Revista Terceira Margem, v. 24, n. 44, pp. 259-286, 2020.
-
CAVALCANTE, T. Entre muralhas, escombros e silêncios: (sobre)vivência e poesia em Alhambra, de Da Costa e Silva. VERBO DE MINAS, v. 18, p. 120-130, 2017.
-
DOMINGUES, D.; ROCHA, A. F. C. da.; BARBOSA, L. G. R.; SCHEFFEL, M. Democratização da literatura na educação básica: experiências no subprojeto de português e literaturas do PIBID (2018-2020) na UFRJ. Pontos de Interrogação, v. 10, n. 1, jan.-jun., p. 153-174, 2020.
-
DOMINGUES, D. Variação linguística e educação de jovens e adultos: do percurso histórico à sala de aula. Revista FORPROLL. , v.2, p.79 - 102, 2018.
-
DOMINGUES, D.; ALVARENGA, M.; MARQUES; I. S. Inter-relações entre Educação Popular e Movimentos Sociais na mobilização de inéditos viáveis no Completo da Maré/RJ. Revista de Ciências da Educação, [S.I], p. 77-100, out. 2018.
-
FERREIRA, M. A. G. O olhar como performance de gênero. letramento interseccional no instagram. Revista Tecnologia & Cultura, Edição especial, p. 83-92, 2021.
-
FERREIRA, M. A. “Nós Não Somos Feministas. Só Queremos Ser Reconhecidas como Pescadoras”. Revista Linguagem em Foco, v. 11, n. 2, p. 148-164, 23 mar. 2020.
-
FERREIRA , V. O ensino de Literatura e a leitura literária: alguns percursos teórico-conceituais. SEDA - Revista de Letras da Rural-RJ, v. 5, n. 12, p. 175-190, 15 jan. 2021.
-
NASCIMENTO, D. V. K. Livro Didático e Leitura Literária no ensino Fundamental. Rev. Bras. Linguíst. Apl., v. 19, n. 1, p. 119-145, 2019.
-
NASCIMENTO, D. B. K. Formação de leitores literários: diálogos possíveis entre concepções do Círculo de Bakhtin e atividades de livros didáticos. Bakhtiniana, São Paulo, 15 (1): 127-153, jan./março 2020.
-
NASCIMENTO , D. V. K. A prática de escrita em uma perspectiva dialógica de linguagem: interações entre ensino fundamental e superior. Diálogo das Letras, v. 10, p. e02102, 23 mar. 2021.
-
SZUNDY, P. T. C.; MARTINS, P. de S.; DOMINGUES, D. A filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin e a LA indisciplinar: diálogos possíveis. Raído, v. 14, n. 36, p. 378 - 399, set/dez 2020.
-
SZUNDY, P. T. C. Narrating the self and the other(s): brazilian undergraduate students’ responsiveness to English, ELT and literacy practices in learning autobiographies. Trabalhos em linguística aplicada, v. 59, p. 213-239, 2020.
-
SANTOS, M. S. dos; AMORIM, M. A. de. Leitura literária no ensino médio: uma análise dialógica do livro didático. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020.